quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Evangelho Coca-Cola

Um maravilhoso tônico para os nervos e cérebro, e um notável agente terapêutico.
 (Propaganda para Coca-Cola, 1890.)


"Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele." – Paulo, 1 Coríntios 9:22b-23


Jovem, você pode se imaginar bebendo uma bebida que foi inventada na época do seu bisavô? Como seus colegas iriam reagir se soubessem que você gostava de uma coisa que foi criada no século 19? Você pode imaginar algo tão velho estando na moda hoje?


Coca-Cola foi vendida pela primeira vez no dia 8 de maio de 1886, na cidade de Atlanta, Georgia, nos Estado Unidos. Seu inventor, o farmacêutico John S Pemberton vendeu a receita em 1887, e a empresa The Coca-Cola Company foi fundada em 1892. Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 1894 e em latas em 1955.


Desde seus primeiros anos, Coca-Cola tem sido promovida com um marketing agressivo. Robert Woodruff, presidente da empresa de 1923 a 1954, declarou sua intenção de que "todas as pessoas no mundo bebessem Coca-Cola como sua bebida preferida." Coca-Cola foi a primeira empresa a patrocinar as Olimpíadas, em 1928, e tem patrocinado todas as Olimpíadas desde então, e todas as Copas do Mundo da FIFA.


Mais que 120 anos depois da sua invenção, Coca-Cola permanece sendo o refrigerante mais vendido no mundo, e continua atraíndo os jovens. Com uma receita praticamente não modificada desde o ano de 1885.


Não foi por acaso que Jesus disse que "os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz"1. Uma multinacional, visando apenas os seus lucros, tem entendido a necessidade de sempre atualizar sua forma de comunicar, enquanto mantém a mesma receita de sempre (aliás, quando a empresa tentou mudar a receita em 1985, ela sofreu um grande fracasso comercial). A Coca-Cola utiliza a linguagem, as atividades, os personagens, e as tecnologias atuais para continuar vendendo sua velha bebida, como, por exemplo, as suas campanhas do Rock in Rio e da Copa do Mundo de futebol da FIFA.


The Coca-Cola Company não continua na liderança da sua categoria usando o mesmo marketing nem as mesmas embalagens do século 19. E a igreja precisa desesperadamente aprender, com o Apóstolo Paulo e com a Coca-Cola, que nós devemos nos tornar "tudo para com todos para de alguma forma salvar alguns", fazendo isso "por causa do evangelho"2. Nossa mensagem é velha – bem mais velha do que a Coca-Cola - mas nossas formas de apresentação, nossa formas de comunicação, têm que ser da hora.


Vamos aprender com os filhos deste mundo como comunicar a nossa mensagem aos jovens. O grande milagre do dia de Pentecostes foi que, pela primeira vez, o povo ouviu a igreja "declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua"3. Precisamos voltar à experiência da igreja primitiva, deixando que o Espírito de Deus nos capacite para comunicar a Boa Notícia de Jesus a esta geração.



1 Lucas 16:8
2 1 Coríntios 9:22-23
3 Atos 2:5-12

Pr Paul David Cull
Ministério Avivamento Já


Fonte: http://www.avivamentoja.com

2 comentários:

Raimundo Sousa disse...

Olá amiga gostei muito desta postagem
muito construtiva, com certeza depois que li esta tenho certeza que serão melhores ainda....

Já estou seguindo seu blog

A paz

Raimundo Sousa disse...

completando....depois que li esta da coca cola as outras postagens seram melhores ainda.